As temporadas de praias também pedem cautela para evitar o câncer de pele
De julho até setembro, a região sul do Pará vivencia um período de estiagem em que a incidência de radiação solar aumenta, por isso os cuidados com a pele devem ser redobrados, principalmente por causa das temporadas de praias em Marabá e outras cidades da região.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não-melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Mas quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.
Em 2018, a estimativa de casos no Pará foi de 1.820 entre homens e mulheres.
Na rua ou na praia
O cirurgião oncológico da Oncoradium, Dr. Rodolfo Amoury Júnior, destaca que a prevenção é o único caminho para evitar o câncer, seja no dia a dia do trabalho ou durante a temporada de praias.
“O protetor solar é fundamental e indispensável, respeitando, também, o fator de acordo com cada pele e o tempo de exposição ao sol. No dia a dia, o fator 30 é suficiente. Nas praias, tem que ser acima disso. O uso das camisas com proteção UV, bonés e óculos também ajudam na prevenção”, disse.
Para quem vai tomar banho na piscina ou nos rios, é necessário aplicar o produto com alguns minutos de antecedência e reaplicar após sair da água, mas com a pele seca. E mesmo quem não se molha com frequência precisa renovar o protetor solar a cada duas horas.
“Ficar mais tempo embaixo de guarda-sóis e tendas também é bastante recomendado, mas mesmo assim o filtro solar é indispensável. Outro aspecto importante dos cuidados é a hidratação constante, porque a água protege nossa pele também”, reforça.
Pessoas mais sensíveis
“É importante não esquecer de passar protetor solar nas orelhas e nos pés, principalmente para as pessoas de pele, cabelos e olhos claros, que têm maior risco de desenvolver o câncer de pele. Outro fator importante é que quem teve muita insolação na infância e adolescência têm maior risco desenvolver o câncer do tipo Melanoma”, pontua Dr. Rodolfo.
Mais dicas
– Evite o sol nos horários entre as 10 e 16 horas;
– Use protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) no mínimo 30;
– Reaplique o protetor a cada 2 horas, até mesmo aqueles que são “à prova d’água”;
– Aplique o protetor solar cerca de 30 minutos antes de se expor ao sol;
– Além do protetor solar, utilize bonés, chapéus, roupas compridas, óculos escuros e procure sempre lugares com sombra;
– Reaplique o protetor solar após sair da água;
– Beba muita água ou sucos naturais com o mínimo de açúcar possível;
– Prefira alimentos mais leves, como saladas, frutas e peixes assados;
– Evite frituras e comidas muito gordurosas de difícil digestão.
Imagem: https://www.cidadesdomeubrasil.com.br
Comentários