As atividades incluíram caminhada, panfletagem, aplicação de protetor solar, palestras, serviços sociais e em saúde

 A cidade de Caxias (MA) recebeu uma grande ação no Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado no último dia 4 de fevereiro. O evento, organizado ONG Amigos na Luta Contra o Câncer – ANLUCC, com apoio da Oncoradium, contou com a participação de voluntários e da comunidade local.

As atividades começaram com uma grande caminhada matinal para divulgar a importância da prevenção contra o câncer.

“Tivemos também aplicação de protetor solar, distribuição de folders para orientação da prevenção do câncer de pele. Foi um evento maravilhoso e importante para chamar atenção para os cuidados com essa doença”, destacou Dirce Maria, presidente da ONG.

Orientações

“A importância de uma ação como esta se resume em orientação, esclarecimento para a sociedade, mostrar e educar sobre esta enfermidade, além de permitir que a sociedade discuta sobre este assunto”, afirmou o coordenador da Oncoradium de Caxias, Otto Ribeiro.

Na feira da cidade, os passantes puderam acompanhar uma palestra sobre o câncer de pele, um dos mais incidentes na população.  Já no Posto de Saúde da Volta Redonda, os voluntários realizaram aferição de pressão arterial, palestras, teste de glicemia, avaliação nutricional, maquiagem, massagens e cortes de cabelo.

Por fim, na parte da tarde, o médico da Oncoradium, Dr. Carlos Eduardo Mendes de Sá, também palestrou sobre o câncer na Escolinha Tia Joana.

“Foi uma ação para mostrar à sociedade caxiense que, sim, é possível tratar o câncer e que a cidade já conta com o serviço funcionando de forma dinâmica, positiva e gratuita dentro do Hospital Macrorregional”, destacou Otto.