Atividades aconteceram dentro do Hospital Macrorregional e nas comunidades em vários pontos da cidade, sempre com foco no câncer de mama

Dentro da programação do Outubro Rosa, profissionais da Oncoradium de Caxias, no Maranhão, saíram da rotina para informar e também descontrair com os pacientes. As atividades começaram com uma entrevista concedida pelos colaboradores Tommaso Binni (Farmacêutico), Laynara Lobo (Enfermeira) e Ana Suely Paula Rocha (Nutricionista) para a Rádio Sinal Verde sobre a prevenção do câncer de colo uterino e detecção precoce do câncer de mama.

A mobilização se estendeu para o CINEVIDA. Na própria sala de quimioterapia da Oncoradium, os pacientes se acomodaram e, enquanto recebiam o tratamento, aproveitaram sessões de cinema gratuitas e com direito a pipoca e suco.

Junto à comunidade

No último dia 13 de outubro, o povoado de Nazaré do Bruno II, Distrito de Caxias, recebeu a equipe da Oncoradium para uma palestra ministrada pelo oncologista clínico, Dr. Carlos Eduardo Coelho de Sá. Mais uma vez o tema foi a importância da prevenção do câncer de mama e também teve a distribuição de panfletos informativos com orientações gerais sobre a saúde.

Os parceiros da ONG Amigos na Luta contra o Câncer – ANLUUC e o Centro de Referência da Assistência Social do município de Caxias participaram ativamente das atividades.

A Oncoradium também esteve presente, no dia 18 de outubro, em uma palestra no templo da Igreja Assembleia de Deus, no Bairro Ponte, para esclarecer dúvidas das mulheres sobre a prevenção do câncer de mama; Foi uma oportunidade também para divulgar o serviço de oncologia oferecido pelo SUS dentro do Hospital Macrorregional de Caxias, por meio da Oncoradium.

Foco na juventude

Já no dia 26, a assistente social Andreia Ribeiro, as enfermeiras Layanara e Yanna e o coordenador administrativo Abraão Viana foram até o Colégio Militar Tiradentes para compartilhar com os estudantes a importância da prevenção do câncer de mama e os serviços oferecidos pelo hospital Macrorregional.

“Acreditamos que a melhor forma de conscientizar é com a informação confiável, o contato com a comunidade além das clínicas e hospitais. Muitas pessoas carecem de atenção e cuidados e assumimos essa responsabilidade perante à sociedade”, contou o administrador da Oncoradium Caxias, Abraão Viana Maia Alves.