A conscientização acontece dentro das celebrações do Julho Verde-Escuro e faz parte do movimento OncoBem

Os pacientes e acompanhantes que aguardavam na recepção da Radioterapia da Oncoradium de Imperatriz puderam aprender um pouco mais sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico, celebrado durante o Julho Verde-Escuro.  A ação foi mais uma iniciativa do movimento OncoBem.

A assistente social, Eletícia Barros, também conversou com os presentes sobre os tipos de câncer ginecológico, fatores de risco, sinais e sintomas.

“O exame Papanicolau é a forma mais segura de acompanhar a saúde da mulher e identificar qualquer alteração”, pontuou Eletícia.

A proposta da palestra foi incentivar mudanças nos hábitos de vida da população feminina, para que possíveis problemas sejam identificados precocemente.

Toda mulher com vida sexual ativa deve realizar o exame preventivo periódico, porém muitas relutam por não adotar o exame como um procedimento de rotina.

Segundo a assistente social, o saldo da instrução foi positivo. “Alcançamos um resultado positivo de acordo com o que foi programado. As pacientes participaram ativamente da palestra com troca de conhecimento e foi notório que a maioria das mulheres presentes não realizam os exames preventivos de rotina”.