Os encontros fizeram parte das ações do Outubro Rosa

As formas de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama foram temas de palestras promovidas pela Oncoradium no Plano de Assistência à Saúde do Aposentado – PASA da Vale e no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Parauapebas.

As orientações fazem parte da campanha “Se cuida comigo” do Outubro Rosa da Oncoradium, que chama atenção das mulheres para todos os aspectos da doença e a importância da mamografia anual.

Aos colaboradores da Vale, o médico mastologista Dr. Rodolfo Amoury Júnior falou sobre os principais mitos e verdades em relação à doença, com especial atenção aos hábitos saudáveis de vida que podem prevenir a doença, como alimentação saudável, prática de atividade física e exame da mamografia a partir dos 40 anos.

“O câncer de mama é um dos tipos mais comuns no país entre as mulheres e por isso devemos nos preocupar quanto ao comportamento feminino frente à doença. É preciso levar a sério as consultas periódicas e os exames preventivos”, diz Rodolfo.

Janaína Santiago, enfermeira da PASA, destacou a forma como os conteúdos foram compartilhados para o entendimento de todos.

“A palestra foi maravilhosa, realizada numa linguagem clara e objetiva, foi bem sucinto e direto. Todos conseguiram entender e participar, fazendo perguntas e tirando suas dúvidas. Foi um conteúdo muito importante voltado à importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, para que todos possam se conscientizar e disseminar as informações prestadas. É muito importante esse tipo de ação, pois nos ajuda a termos um olhar mais abrangente e atento à prevenção da doença”.

SENAC

No SENAC, cerca de 30 pessoas, entre alunos e colaboradores, foram orientadas pelo enfermeiro da Oncoradium, Antônio José Duarte dos Santos.

“Destacamos que câncer surge em qualquer pessoa, independente da classe social. Lembramos a importância de tirar um tempo para cuidar de si, diante da vida corrida que temos atualmente”, explicou o enfermeiro.

“A palestra foi muito boa, objetiva, assertiva e todos gostaram das informações recebidas.  Queremos agradecer a Oncoradium por abraçar e a acreditar no nosso movimento Outubro Rosa”, destacou a colaboradora do SENAC, Ana Carolina Cerqueira.