A ação faz parte da programação do Abril Lilás, mês de conscientização do câncer de testículo na Oncoradium

Pacientes e acompanhantes da Oncoradium de Imperatriz participaram de uma palestra de orientação sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de testículo na sala de espera da unidade.

Abril é o mês da cor Lilás para a conscientização do câncer no órgão reprodutor masculino responsável pela produção dos espermatozoides e pelo hormônio testosterona.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens.

A assistente social da Oncoradium, Eleticia Barros da Cunha, destacou que os homens precisam visitar o médico regularmente.

“É ele que vai detectar se tem alguma alteração nessa região. O homem precisa ir ao urologista anualmente”, destacou.

Os principais sintomas incluem um nódulo em um dos testículos e uma sensação de peso no escroto. O tratamento desse tipo câncer é feito por cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

“Aquela dor que aparece no testículo pode ser o primeiro sinal de uma doença. Por isso, é preciso que os homens procurem a ajuda médica. Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápida é a cura”, afirmou o colaborador Pedro Nogueira da Costa.