Paciente Maria Ana Alves da Silva recebendo o sutiã da assistente social Michelle Freitas

A parceria entre a Oncoradium e a loja de confecções Quatro Ventos pretende resgatar um pouco da autoestima das mulheres

Quando Maria Helena Rodrigues descobriu o câncer de mama, muitas mudanças aconteceram na vida dela. A principal foi a mastectomia, o procedimento cirúrgico de retirada total ou parcial da mama.

Após a operação, a paciente sentiu que precisava de algo para completar esse espaço vazio e decidiu colocar panos no sutiã para o preenchimento. Isso acontece com muitas mulheres que não têm condições financeiras de comprar sutiãs apropriados para o uso depois da mastectomia.

Em 2018, 37 mulheres passaram por essa cirurgia no Hospital Regional de Araguaína (HRA).

E foi justamente com o intuito de ajudar essas pacientes que a Oncoradium de Araguaína, responsável pelo tratamento oncológico dentro do HRA, firmou uma parceria com a Quatro Ventos, indústria de confecção de peças de moda íntima de Araguaína, para a doação de sutiãs apropriados para as mulheres.  

Autoestima

De acordo com a empresa, o sutiã cumpre uma função estética após a retirada dos seios. É um modelo tradicional que vem com bojos removíveis e que vestem de modo confortável.

“Há três meses faço tratamento na Oncoradium. Depois que fiz a cirurgia, ainda não comprei o sutiã apropriado, estou usando um normal e colocando um pano para enchimento. Ficarei muito feliz em poder ganhar esse sutiã e principalmente pelas outras mulheres que não tem condição. Esse sutiã proporciona a elevação da autoestima da mulher”, frisou Maria Helena Rodrigues.

A paciente Maria Ana Alves da Silva, de Couto Magalhães (TO), também foi uma das primeiras mulheres a ganhar o sutiã.

“Vai aumentar minha autoestima. Fiz minha cirurgia em 2016 e desde então nunca usei um sutiã apropriado. Lá na minha cidade não tem esse tipo de sutiã para a venda e fico grata com esse presente maravilhoso. É um projeto que vai ajudar muitas mulheres que precisam”, disse a aposentada.

Solidariedade

A administradora da Rede Oncoradium, Janaina Nasser, destacou que a empresa se mostrou bastante solidária com a causa.

“Ficamos satisfeitos em conseguir essa parceria com a Quatro Ventos. Vamos encaminhar essas pacientes até a loja para retirar o sutiã. A loja irá confeccionar de acordo com a medida”, disse.

“A maioria das mulheres perde a autoestima depois da cirurgia. Essas doações são fundamentais para a melhora significativa na perspectiva das pacientes, que se veem mais bonitas e cheias de vida”, destacou a assistente social da Oncoradium, Michelle Freitas.