A unidade da Oncoradium disponibilizou um espaço para a captação de sangue de voluntários. Ação pretende ajudar a melhorar o déficit do Hemomar

Uma parceria entre a Oncoradium de Caxias, Hospital Macrorregional e o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar) resultou na captação de várias bolsas de sangue para doação. A Oncoradium e o Hospital mobilizaram e reuniram acompanhantes de pacientes e também moradores de cidades vizinhas para um dia todo dedicado ao ato solidário e voluntário de doar sangue.

A clínica, que oferece os tratamentos para o câncer pelo SUS dentro do Macrorregional, disponibilizou um espaço para a equipe do Hemomar fazer a coleta de sangue.

O coordenador da Oncoradium de Caxias, Otto Ribeiro, lembrou é preciso conscientizar as pessoas sobre a importância do voluntariado e a colaboração com o Hemomar.

“Fizemos o contato com as Secretarias de Saúde dos municípios vizinhos e eles trouxeram os voluntários. Foi muito gratificante realizar essa ação, pois entendemos que o déficit de bolsas de sangue é grande na nossa cidade e a demanda é sempre crescente”, afirmou o coordenador.

Como doar

Doar sangue é um processo fácil, rápido, seguro e solidário. A doação de sangue ocorre quando uma pessoa voluntariamente vai a um centro especializado e disponibiliza seu sangue para ser usado em transfusões, cirurgia e outras situações clínicas.

Conheça os principais requisitos para ser doador:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis);

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).