A proposta é levar informações e conhecimento sobre os cânceres mais comuns no Brasil aos pacientes e acompanhantes da Oncoradium

 Pacientes e acompanhantes oncológicos do Hospital Regional de Araguaína (HRA) participaram de mais uma edição do movimento OncoBem, que leva orientações sobre vários tipos de câncer e os mais incidentes no país. Na manhã desta quarta-feira (18) foi a vez de compartilhar informação sobre os cânceres de pâncreas, ovário e tireoide.

Os enfermeiros da Oncoradium Araguaína, Tatiane Borges Freitas e Issan Breno Marinho dos Santos, falaram um pouco sobre a importância da prevenção dessas doenças, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento.

O câncer de pâncreas, por exemplo, pelo fato de ser de difícil detecção e ter comportamento agressivo, apresenta alta taxa de mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença representa 4% do total de mortes causadas por câncer no Brasil.

“Falamos aqui sobre as principais orientações em relação a essas doenças. A prevenção é o melhor caminho para diminuir os casos. Com esse bate-papo, esses pacientes e acompanhantes poderão disseminar essas informações para outras pessoas também”, afirma o enfermeiro, Isaan Santos.

A assistente social da Oncoradium, Michelle Freitas, destaca a importância desse movimento. “Para nós, a principal importância é dar informação não só ao paciente, como também para o acompanhante. Esclarecer sobre prevenção e tratamento, e ainda poder dizer que estamos aqui sempre prontos para acolher”, afirma.

Iranete Martins, acompanhante de uma paciente, conta que gostou das informações recebidas.  “É sempre bom aprender mais sobre esses tipos de doenças, saber como é a prevenção e o tipo de tratamento”, finaliza.