O câncer de mama será tema de ação de profissionais da saúde junto aos frequentadores do Shopping Pátio Marabá em parceria com a Oncoradium

A campanha Outubro Rosa é mundialmente conhecida pela conscientização e prevenção do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a cerca de 29% de novos casos a cada ano.

Para chamar ainda mais a atenção da população em relação a importância de falar mais sobre a doença e, principalmente, do exame preventivo pela mamografia, a direção do Shopping Pátio Marabá instalou uma iluminação especial na fachada do Outubro Rosa.

As mesas da praça de alimentação também receberam plotagens da campanha, em parceria com a Oncoradium, centro de referência no tratamento oncológico no Pará, Maranhão, Tocantins e Paraíba, além de cartazes que foram colocados em vários ambientes do shopping.

Além disso, clínica montou uma exposição para receber os frequentadores e compartilhar mais informações por meio de médicos, estudantes e profissionais de saúde.

“Os nossos profissionais médicos, enfermeiros e equipe da recepção estarão no shopping até o dia 31 orientando as pessoas sobre o diagnóstico precoce e como essa doença pode ser prevenida. É importante destacar que Marabá conta com um centro que faz tratamento oncológico com padrão internacional”, ressalta o médico Dr. Leandro Almeida Assunção.

A exposição foi montada no segundo piso do shopping, logo acima das escadas rolantes de entrada e funciona nos períodos de maior fluxo do shopping.

As ações começam neste sábado, dia 5, a partir das 20 horas.

Prevenção e diagnóstico

Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como a prática de atividade física, alimentação de forma saudável, manter o peso do corpo adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentação.

A mamografia é um dos principais exames que pode detectar o câncer de mama no início. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o exame deve ser feito uma vez por ano, a partir dos 40 anos.