Evento contou com a presença de profissionais de diversas regiões em palestras para discutir, informar e atualizar farmacêuticos

 A Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão realizou nos dias 19 e 20 de julho o III Seminário de Assistência Farmacêutica, na capital, São Luís. O evento contou com a presença de profissionais que atuam em diferentes áreas da atenção básica e especializada.

O farmacêutico da Oncoradium em Caxias, Tommaso Bini da Silva, esteve presente nos dois dias do seminário e destacou a importância de iniciativa como essa. “É um evento muito bom que traz conhecimento e informação para os farmacêuticos de todas as áreas, além de trazer autoridades do estado para dar suporte e assistência”, contou Tommaso.

O Seminário teve como propósito informar e atualizar os profissionais sobre diversos temas voltados para a assistência farmacêutica, mas teve como foco todo o processo de aquisição, liberação e acesso aos medicamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS).

As palestras do dia 19 contaram com a presença de autoridades como o Secretário de Estado da Saúde, Dr. Carlos Lula, que falou a respeito de financiamentos do SUS. Outros temas abordados ao longo do dia por outros especialistas foram sobre doenças genéticas, a importância da saúde mental para o Estado, hanseníase, entre outros.

Já no segundo dia foram discutidos assuntos como o processo de compras na administração pública, a farmacoeconomia no Sistema de Saúde, controle de recursos financeiros e temas sobre avanços em tratamentos do SUS.

“A intenção é levar esses conhecimentos para aplicarmos no dia a dia da Oncoradium dentro do Hospital Macrorregional. Vou compartilhar com meus colegas para deixarmos os processos ainda mais objetivos e ágeis para os pacientes”, concluiu Tommaso.