Dr. Leandro Almeida, da Oncoradium, conduziu o encontro e compartilhou informações úteis com a participantes

O Centro de Especialidades Integradas (CEI), de Marabá (PA), promoveu uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e a importância do autoexame para a descoberta da doença. As informações foram compartilhadas pelo Dr. Leandro Almeida Assunção, da Oncoradium de Marabá/Tucuruí (PA), para as mulheres da unidade e familiares, e fez parte da programação do Outubro Rosa.

“O câncer tem cura quando descoberto de forma precoce e, para isso, a mulher deve procurar um médico para as primeiras avaliações e um profissional da Oncologia para os procedimentos posteriores. Isso faz com que aumente a chance de cura da paciente”, afirmou o especialista.

Dentro da programação, representantes do Grupo de Apoio Esperança compartilharam com o público as vivências e desafios do tratamento oncológico na visão da paciente.

“A mulher diagnosticada com câncer de mama é uma guerreira que merece ser amparada com amor e carinho por toda a equipe”, ressaltou Dr. Leandro.

Após as palestras, as funcionárias do CEI foram avaliadas por uma ginecologista do município para coleta do Papanicolau e depois passaram em consulta oncológica.

Dados

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é que, só neste ano, 740 casos de câncer de mama sejam registrados no Pará, 360 deles só na capital, Belém. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos novos casos a cada ano.