Dezenas de cidadãos dedicaram um tempo para doar sangue voluntariamente

O Hospital Macrorregional de Caxias (MA) foi o centro de uma grande mobilização, no último dia 14, pelo bem do próximo. A Oncoradium, empresa responsável pelo tratamento de câncer na unidade, uniu-se ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão – Hemomar e ao próprio hospital para promover uma grande ação de doação de sangue.

Mais do que ajudar centenas de pessoas, o objetivo da iniciativa foi sensibilizar a comunidade de que doar sangue é um ato de amor em favor da vida. “Uma única doação é capaz de salvar até quatro pessoas”, lembrou o coordenador administrativo da Oncoradium Caxias, Abraão Viana Maia Alves.

Durante toda a terça-feira, 42 voluntários compareceram ao hospital para doar um pouco de si para quem precisa. Abraão considerou a ação um sucesso. “Cada bolsa coletada com certeza salvará muitas vidas. Estimamos que até 200 pessoas poderão ser beneficiadas com a mobilização”.

Mensageiros da esperança

“Eu acredito que ajudar as pessoas é a melhor forma de amar o próximo”, disse, emocionada, a professora Sirlane Carvalho, que aproveitou o gesto para dar o exemplo aos seus alunos. “Doar sangue é tão simples e ao mesmo tempo tão grandioso! Nós levamos vida e esperança para quem está doente”, completou.

Enquanto ajudava na ação, o funcionário público Claudoval Dorta aproveitou a oportunidade para fazer a parte dele. “Doar sangue para mim é uma grande satisfação, é gratificante saber que estou ajudando muitas pessoas”.

Ampulheta da Solidariedade

Após a doação, cada voluntário foi apresentado à Ampulheta da Solidariedade, um display que permitiu que o doador escrevesse o seu nome em um adesivo em forma de gota de sangue. Cada gota foi colada na parte de baixo, enchendo a ampulheta. “Esse ato simboliza que a vida inteira de alguém pode ser salva enquanto o voluntário doa apenas alguns minutos da sua”, completou Abraão.

Todos os participantes ganharam camisetas da campanha e, para recuperar a energia gasta na doação, foram oferecidos um lanche pelo Hemomar, além do café da manhã e da tarde, cortesia da Oncoradium.